Sleipnir: Veículo das Viagens Extáticas




Animal psicopompo, o cavalo simboliza no xamanismo o veículo que provoca a rutura de nível promovendo a passagem brusca da consciência para lá das fronteiras dos Outros  Mundos. O seu galope embala o xamã na sua viagem extática pelos Mundos supersensíveis, em busca de conselhos dos Ancentrais e de dos espíritos. Nascido da união de Loki, metamorfaseado em égua, com o cavalo-gigante Svaldfir, Sleipnir concentra o pode do fogo e da agilidade (pela parte de Loki) e alude ao movimento rápido e feroz, tal como  a propagação das chamas pela ação do vento (Odin), e a tudo o que escapa ao controlo físico. A sua velocidade não se sustém perante os obstáculos! As suas oito patas recordam-nos as oito linhas duplas desenhadas no centro do tambor xamânico, simbolizando os oito pés que erguem a Terra acima do mar, definindo os oito pontos cardeais e as oito direções do Tempo e do Espaço, bem como a força da serpente. O ponto central do instrumento representa o “Centro do Mundo”, a porta de entrada para as dimensões cósmicas, sendo equiparado à árvore xamânica de vários degraus, por onde o xamã sobe simbolicamente ao Céu.  É montado no Grande Freixo, Yggdrasil, plantado no Centro do Mundo, que Odin acede, ao fim de uma ascese de nove noites e nove dias, à Sabedoria Antiga das runas e absorve os poderes mágicos da Tradição Nórdica. Aqui, ele atinge o êxtase da morte iniciática, atestando, assim, a sua capacidade de deixar a condição humana, tal como o xamã durante a sua visita frenética pelo Mundo dos Espíritos. O bater dos cascos do cavalo reproduz a musicalidade mágica do tambor que induz o xamã a um lento e progressivo mergulho nos estratos mais profundos da sua mente. O cavalo e o tambor desempenham a função de despertadores de consciência, funcionando como instrumentos de abertura ao êxtase.

O xamã monta o seu tambor, como Odin o seu cavalo Sleipnir. Ambos se fundem na sua montada selvagem e, em simultâneo, libertam-se das limitações espaço-temporais, voando pelas dimensões espirituais, formando uma só entidade inseparáveis na viagem de descoberta dos Mistérios Ancestrais. O Deus Supremo nórdico aparece representado numa estela unido ao seu cavalo otópode e entre as duas patas enrosca-se em leminiscata uma serpente - animal solidário aos poderes mágico-religiosos do Inferno e da transformação. O cavalo e a serpente são utilizados nas viagens extáticas na descida à residência dos mortos. Nesta representação lítica, Odin celebra o seu estatuto de xamã. Erguendo o corno cheio de hidromel é saudado pelas Valkyrjar no Valhalla, paraíso das Almas dos Guerreiros Imortais. É o cavalo que conduz as Almas ao Outro Mundo e é o tambor que transporta o xamã para a Realidade dos Espíritos. Na mitologia nórdica, as Valkyrjar são as psico-mensageiras de Odin, que carregam, nos seus cavalos brancos, a  alma dos heróis  escolhidos para viverem eternamente nas delícias do Valhalla. Num ritmo compassado, o xamã evoca com o seu tambor cerimonial os espíritos, a memória dos Antepassados Míticos, deixando o Mundo Profano para se tornar também ele um “morto”! Estelas rúnicas encontradas na Escandinávia provam a função funerária de Sleipnir, que transporta no seu dorso um corpo inerte de um guerreiro.


Sleipnir é companheiro do vento que beija a terra, abraça o ar e agita as águas, o seu corpo cinzento mostra que ele se move entre a luz e as trevas, o Mundo Superior e o Mundo Inferior, aglutinando a ambivalência da natureza do xamã. Pois, também ele se orienta pelos dois polos cósmicos, sem, contudo, pertencer a nenhum deles. Composto de partes iguais de preto e branco, o cinzento equivale ao centro do campo de forças opostas. Sleipnir expressa o equilíbrio entre polaridades antagónicas, sendo o ponto por onde Odin penetra nas dimensões suprassensíveis. Ao ressoar o tambor, o xamã incorpora-se no centro de tudo, libertando-se de si mesmo para se integrar no esquema da grande ordem Universal!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A serpente, a pedra e a moura encantada

Da terra das bruxas, parti com o riso de Baubo

Hoje, falo da Mãe esquecida