Serra do Pilar: um axis mundi oculto

A igreja da Serra do Pilar, às portas de Vila Nova de Gaia, alberga um simbolismo extraordinário relacionado com o Sol. Além de se tratar de um edifício único, pela construção circular do altar, porque os monges agostinhos "queriam estar mais próximos de Deus", é um lugar onde experimentamos a magia da geometria e da arquitetura sagradas. A Ordem de São Agostinho deixou impressas várias notas simbólicas desgastadas pelo esquecimento e pelo rigor espartano militar (a igreja atualmente está sob custódia do quartel do exército da Serra do Pilar, cabendo à direção regional a exploração turística) que fez desaparecer o jardim, cuja configuração nos poderia dar mais pistas sobre a dedicação ao Sol, como personificação de Deus.

O ideal uma "só alma e um só coração orientados para Deus" e "amor da unidade e a unidade do amor" deu forma a um templo de grandeza aproximada a pequena escala das pirâmides do Egito, às contruções megalítcas do Neolítico em Stonehenge ou de Goseck. A estrutura circular do altar transporta-nos para essa noção de unidade com o centro, o ponto maior por onde entra a  energia superior, solar e fonte de abastecimento supremo das necessidades espirituais e físicas; fundindo-se aqui o equilíbrio perfeito entre os três níveis de consciência ou xamânicos (mundo superior, médio e inferior). Neste lugar sagrado, os monges recriam a dimensão cósmica de ligação do espírito à nascente primordial, deixando-se viver no interior da alma. No exterior existe o seu equivalente nos claustros onde se apresenta uma mini-representação da divisão do espaço e do tempo da Terra. Estes dois círculos de igual diâmetro estão unidos pela sala do Capítulo, formando então um infinito perfeito, o símbolo máximo do Espírito. As
sepulturas feitas sob medidas de maneira a perfazerem 360, imitando os 360 graus da circunferência, estão dispostas ao longo do círculo exterior, naquele a que deram o nome de claustros do silêncio, num total de 72 - o mesmo número de arcanjos cabalísticos cujos nomes partem da raiz do nome sagrado de Deus
 
A planta circular do recinto exterior dos claustros contempla quarto entradas, dispostas em função dos quatro quadrantes e a intercessão lembra uma cruz no interior de um círculo, ou seja a roda solar,  o domínio do espírito sobre a matéria e mesmo o "centro" do sistema planetário. A perceção deste espaço conduz-nos ainda para a roda zodiacal por onde viaja o sol ao longo de 12 meses/signos/casas zodiacais.Neste contexto, existem quatro pontos essenciais interligados às quatro estações do ano transpostos para liturgia da igreja como quattuor tempora anni, isto é "os Quatro Tempos do ano" momentos de observância de jejuns das quatro estações, que correspondem aos solstícios e equinócios. Mais: no interior da igreja, lá no alto, está Santo Agostinho alinhado (e pode ver-se a aproximação do foco de luz) de maneira a que receba os braços do Sol no solstício de verão. O pelicano que alimenta as crias com a sua própria carne, simbolizando o sacrifício e a ressurreição - o Cristo místico - personifica também o sol, cujos raios são a vida das sete crias, alegorias dos setes planetas.

A santa espanhola Maria do Pilar empresta o seu nome a esta igreja, por coincidência edificada num lugar alto, simbolicamente perto do céu. Pilar, eixo do Mundo ou monte sagrado são termos que produzem a força centrípeta da centralidade, o que me parece bastante conveniente para quem se entrega à busca espiritual da unidade com Deus ou com qualquer entidade divina.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A serpente, a pedra e a moura encantada

Da terra das bruxas, parti com o riso de Baubo

Hoje, falo da Mãe esquecida