Elli: a Senhora Velhice

Por mais voltas que demos aos efeitos do tempo sobre o corpo, jamais restituiremos a juventude que ficou para trás. É um combate com derrota certa para o nosso lado. A história mitológica entre Thor e Elli, a personificação da Velhice, atesta a nossa pequenez ante a força inquebrantável do que é velho. Ser antigo não significa fragilidade, dependência e inutilidade. Elli mostra ao gigante musculoso que a velhice é um estado invencível, porque em vez de usar a energia e impetuosidade corporal, a sabedoria do tempo é mais forte do que um braço ou um punho musculados. A Velha Mulher que se apresenta à luta, num teste ardiloso de Útgarda-Loki (rei dos gigantes do caos), ilude Thor com a vitória fácil. A luta foi de tal modo que Thor por mais que se esforçasse, mais rápido ela se levantava; então, a velha ensaiou uma posição, e Thor não demorou muito para cair de joelhos. A derrota, porém, nesta luta corpo a corpo, aconteceu num estalar de dedos e prostrou o guardião do mundo e dos deuses.Elli simboliza a eternidade. Como podemos então derrotar o infinito se não temos como perceber onde está o princípio e o fim. 

Neste incomensurável corpo, resta-nos a sensatez de nos tonarmo-nos uma das suas partes integrantes. O tempo oferece-nos a oportunidade de acumular páginas construtivas da nossa biografia e agrafá-las à perenidade. A maturidade ensina-nos a escrever com inteligência um livro aberto e a deixar no seu devido lugar a irreverência da falsa sensação de força eterna. A juventude é sinónimo de intensidade, de resistência, impulsividade e emoção. Nessa altura somos todos uma versão de Thor e não temos nada de Elli. 

Ninguém supera a velhice, é um facto,Thor testou e sentiu isso mesmo.  Mas, por outro lado, entrega-nos uma arma poderosa que não requer o uso físico: a sabedoria, a mais cintilante e forte das virtudes da velhice. É a chave com que abrimos as portas da eternidade: deixar uma marca positiva por este mundo efémero é o nosso trabalho de parceria com o universo. Aproveitar produtivamente o tempo leva-nos à transcendência do próprio tempo. Façam bom proveito!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A serpente, a pedra e a moura encantada

Da terra das bruxas, parti com o riso de Baubo

Pelas pedras de Gaia