Vinália!!! O Poder da irracionalidade


Esgotam-se as últimas horas dedicadas à Vinália, dia de oferta dos primeiros frutos da vindima. Afrodite e Júpiter juntam-se a esta festa de deleites e de orgia dos sentidos. As ménades agitam os tirsos, simbolizando o poder sobre a fecundidade, e atiçam a excitação das mulheres, que se envolvem numa dança extática, de espasmo orgámiscos.. Báco desfaz-e em gargalhadas sumarentas, desafiando a ordem racional como que a abrir as portas ao irracional que emerge do inconsciente. O caos festivo e cartático faz com que a vida sorria intensamente.  O êxtase telúrco  entranha-se no meu corpo, pronto e sedento de cultivo e entrega-se aos afagos dionísicos, exaltando a virilidade por via da sublimação da fémea. Cantem mulheres!!! A serpente ergue-se das nossas cavidades, lançando hinos atrevidos ao universo!!!! 

Vinalia Rustica, festival romano, catulpa para lugares cimeiros a deusa da sensualidade e da prodigalidade. As hetairas preparam a instauração de um novo reinado, ao longo da escuridão que se aproxima. Virá o tempo do subeterrâneo, a zona das sombras, onde as formas se dissolvem e têm por companhia a luz cintilante das estrelas. Na noite os limites dissolvem-se, dando lugar a figuras ondulantes e ilusórias. O nosso insconsciente permite-se a manifestar-se face à ausência da racionalidade que usa o superego como espartilho. A embriaguez é o processo de libertação. A loucura desejada, mas temida, porque nos expõe, nos fragiliza face à tacanhez, porque nos mostra que somos apenas um papel solúvel na água contamida por interações fictícias. O vinho, o esperma de Dionísio, desintoxica-nos a mente e favorece-nos um momento de lúcidez no entorpecimento - porque não contolamos e é essa a apanceia que nos cura da insanidade de um mundo putrefacto.
Vénus abençoa este momento de festa da colheita das uvas e das azeitonas. Exalta-se a influência benigna da deusa que eleva o desejo e a ela se pede o favor de ser generosa ante as dádivas das primeiras recolhas das oliveiras e videiras. Olhem para o que dá as "vossas" oliveiras e videiras, vejam que tipo de frutos despontam dos seus ramos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A serpente, a pedra e a moura encantada

Da terra das bruxas, parti com o riso de Baubo

Hoje, falo da Mãe esquecida